Menu Content/Inhalt
Home arrow Apresentação arrow Caracterização
Caracterização versão para impressão enviar por e-mail
02-Mai-2006

(A informação abaixo é referente à extinta freguesia de Aboim da Nóbrega)

Aboim da Nóbrega é a terceira freguesia mais extensa do Concelho de Vila Verde, com 11,73 km², num total de 58 freguesias, e possui cerca de 1200 habitantes (census de 2001).

A freguesia é caracterizada por duas encostas que se situam acima dos 400 metros do nível do mar, sendo separadas pelo Rio Vade - que nasce nClique para ver em maiora freguesia vizinha de Gondomar e desagua no Rio Lima, em Ponte da Barca – onde se criam boas trutas e junto ao qual se encontram Moinhos seculares belíssimos. O ponto de cota mais elevado situa-se no monte do outrora poderoso Castelo de Aboim da Nóbrega, com 775 metros de altitude. A neve é, por consequência, uma das visitas regulares dos Invernos de Aboim da Nóbrega.

Entre as encostas situam-se grandes zonas verdejantes cultiváveis, que, combinadas simultaneamente com zonas florestais e superfícies rochosas, impõem à paisagem um aspecto de beleza singular.

Os alvéolos e vales estão ocupados pela actividade agrícola havendo mesmo no fundo veigas de tamanho considerável, contrastando com as leiras e as nesgas de terra que ocupam as zonas inclinadas, exigindo a construção de socalcos que testemunham a luta desde tempos remotos pela ocupação da terra, proporcionando à paisagem um aspecto inconfundível.

Nas margens dos campos existem as uveiras com a vinha de enforcado para produção do famoso vinho verde. Nesta vinha é comum encontrar a polémica casta Morangueiro (ou Americana) que, embora proibida para produção de vinho, mantém-se viva e popular no meio de outras principais, como por exemplo as castas Borraçal e Vinhão.

Nos terrenos não cultiváveis, crescem espontaneamente os carvalhos e os castanheiros, bem como, mais recentemente, os pinheiros e eucaliptos.

Existem também grandes giestais e matagais onde se desenvolvem inúmeras e variadas espécies animais selvagens, tornando Aboim da Nóbrega um local óptimo para a prática da caça. Entre essas espécies, encontram-se algumas em vias de extinção, como por exemplo a Geneta.

Clique para ver maior O habitat, que outrora ocupava a zona central das encostas, encontra-se hoje disseminado pela paisagem com as casas quase encobertas pelas ramadas, espigueiros e medas de palha, e onde se pode apreciar junto aos terrenos circundantes plantações hortícolas e animais a alimentarem-se - galináceos, ovelhas, vacas - servindo para posterior consumo dos proprietários, sendo irrefutável a sua qualidade alimentar.

Com uma população numerosa, a ausência quase total da industrialização, a agricultura como principal actividade económica, e o excesso de mão de obra, obrigou à emigração de muitos dos habitantes.

Devido às influências arquitectónicas trazidas de outros países pelos emigrantes, a casa rural típica tem sofrido algumas alterações, o que transformou um pouco a paisagem rural em alguns lugares de Aboim da Nóbrega. No entanto, os lugares mais a Norte – Bemposta, Povoadura, Casais de Vide e Pequenina – mantêm quase intacta, há muitos anos, a arquitectura rural, onde predominam casas de pedra solta de granito e espigueiros - muitos deles com relógio de sol - numa combinação provavelmente inigualável.

 

Destaques

O sítio web dos genuínos Lenços dos Namorados de Aboim da Nóbrega, com 20 anos de existência, o mais antigo de artesanato de toda a web lusófona assim como o mais antigo de todos do concelho de Vila Verde, mudou de alojamento e endereço web. Motivo: o Portal Sapo, onde estava alojado, cancelou a oferta de alojamento gratuito de sítios web sem fins lucrativos. Solução: alojamento novo. O sítio web dos Lenços de Namorados de Aboim da Nóbrega passou, assim, a estar alojado no mesmo servidor deste Portal.

Sítios web dos Lenços de Namorado de Aboim da Nóbrega