Menu Content/Inhalt
Percurso Pedestre do Fojo do Lobo versão para impressão enviar por e-mail
23-Jan-2009

Percurso Pedestre Fojo do Lobo

Fonte: Serviço Cartográfico do Exército, folhas 28 e 42, escala original de 1:25000

É uma proposta de percurso pedestre denominado de pequena rota (PR) e, sendo um circuito fechado pode ser realizado no dois sentidos, contudo, aconselha-se iniciar o percurso partindo da Igreja seiscentista de Gondomar em direcção ao Lugar de Casais.

Aqui pode-se visitar a oficina do senhor António Fernandes, artesão de artigos em madeira e um habilidoso contador sobre caçadas e cercos aos lobos, particularmente, no Fojo do Lobo. Deste lugar e subindo a encosta pelo “Caminho do Fojo”, encontraremos, a cerca de um quilómetro, os muros do Fojo do Lobo, do qual, pela sua remota existência, não se sabe a data de construção. Já no seu interior tomaremos um antigo caminho e subimos até à altitude aproximada de 680 metros.

De seguida iniciamos a descida até ao aglomerado rural do Lugar do Tojal, um exemplo de desertificação e abandono das áreas rurais. À medida que vamos descendo, podemos desfrutar de vistas panorâmicas sobre os vales verdejantes de Gondomar, bem como o aglomerado rural do Lugar da Nogueira.

Finalmente, depois de descer toda a encosta até à altitude aproximada de 550 metros, alcançaremos nosso ponto de chegada, a igreja de Gondomar.     

Designação: Percurso Pedestre do Fojo do Lobo (Pequena Rota)

Tipo de Percurso: Paisagístico – Cultural

Distância Percorrida: 3 km

Duração aproximada: 2 hora e 15 minutos

Grau de Dificuldade: Percurso curto e fácil, mas com algum declive.

Pontos assinaláveis: Igreja de Gondomar, Artesãos Manuel e António Fernandes, Fojo Do Lobo, Moinho e Lugar do Tojal.

Marcações das direcções: assinaladas segundo as normas da Federação Portuguesa de Campismo

Nota: Este percurso desenrola-se, inteiramente, em caminhos públicos


 

Destaques

O sítio web dos genuínos Lenços dos Namorados de Aboim da Nóbrega, com 20 anos de existência, o mais antigo de artesanato de toda a web lusófona assim como o mais antigo de todos do concelho de Vila Verde, mudou de alojamento e endereço web. Motivo: o Portal Sapo, onde estava alojado, cancelou a oferta de alojamento gratuito de sítios web sem fins lucrativos. Solução: alojamento novo. O sítio web dos Lenços de Namorados de Aboim da Nóbrega passou, assim, a estar alojado no mesmo servidor deste Portal.