Menu Content/Inhalt
Percurso Pedestre do Ecomuseu versão para impressão enviar por e-mail
23-Jan-2009

Percurso Pedestre do Ecomuseu

Fonte: Serviço Cartográfico do Exército, folhas 28 e 42, escala original de 1:25000

Esta é uma proposta de percurso pedestre de pequena rota (PR), em circuito, e têm uma distância aproximada de três quilómetros e meio. O ponto de partida é no Ecomuseu de Aboim da Nóbrega no Lugar de Cabo, onde se poderá fazer uma visita ao seu espólio de toalhas, panos de folar, lenços de namorados e outros artefactos artesanais, sendo, contudo, necessário pedir a chave à senhora “Rosa da Margarida” da casa ao lado.

Depois de uma visita ao Ecomuseu, subimos cerca de 100 metros em direcção à Capela setecentista da Senhora do Amparo, no Lugar da Tenda. Daqui, o percurso segue em direcção a sul, ao Lugar de Saragoche que se encontra junto ao rio Vade, onde se poderá visitar um aglomerado de cinco moinhos de água, diariamente abertos, pequenas lagoas e quedas de água. Seguindo para norte, em direcção ao Lugar da Senelha, tomamos o “Caminho da Missa”, que mais não é do que estreitos carreiros que estabeleciam a ligação ao Centro Histórico. O percurso segue até à Casa de Picão, no Lugar de Casaleixo onde nasceu o célebre fidalgo, João Soares Vivas, capitão-mor das naus da Índia, passando pela antiga Casa do Juíz, em Paço Juz, e pela Casa D. João de Aboim, no Lugar do Outeiro pertença de D. João de Aboim, homem rico do reinado de D. Afonso III e seu mordomo-mor, o qual descendia das famílias da Nóbrega e de Aboim, dando o nome a esta freguesia. Descendo em direcção ao Lugar do Real, a cerca de 250 metros, seguiremos uns carreiros que estabelecem ligação com o Lugar de Cabo, e consequentemente, terminamos no Ecomuseu, nosso ponto de chegada.

Designação: Percurso Pedestre do Ecomuseu (Pequena Rota)

Tipo de Percurso: Paisagístico – Cultural

Distância Percorrida: 3,5 km

Duração aproximada: 2 horas

Grau de Dificuldade: Percurso curto e fácil, com um pequeno declive.

Pontos assinaláveis: Ecomuseu, Capela Sra. do Amparo, Antigo Castro, Aglomerado de Moinho, Cruz do Calvário, Antiga Câmara e Cadeia, Pelourinho, Igreja Matriz, Antiga Casa do Juiz, Casa de D. João de Aboim.

Marcações das direcções: assinaladas segundo as normas da Federação Portuguesa de Campismo

Nota: Este percurso desenrola-se, inteiramente, em caminhos públicos

 

Destaques

O sítio web dos genuínos Lenços dos Namorados de Aboim da Nóbrega, com 20 anos de existência, o mais antigo de artesanato de toda a web lusófona assim como o mais antigo de todos do concelho de Vila Verde, mudou de alojamento e endereço web. Motivo: o Portal Sapo, onde estava alojado, cancelou a oferta de alojamento gratuito de sítios web sem fins lucrativos. Solução: alojamento novo. O sítio web dos Lenços de Namorados de Aboim da Nóbrega passou, assim, a estar alojado no mesmo servidor deste Portal.