Menu Content/Inhalt
Banda versão para impressão enviar por e-mail
13-Jun-2006

Banda de Música de Aboim da Nóbrega

A Banda Filarmónica de Aboim da Nóbrega é centenária, não se sabendo ao certo quando ocorreu a sua fundação.

O documento mais antigo - uma partitura - data de há cerca de 200 anos.

Por outro lado, a extinta Banda de Música de Pedregais foi criada em 1735 pelo Padre Manuel Gomes d’ Abreu, e nessa data já existia a Banda de Música de Aboim da Nóbrega.

Por outro lado ainda, existem registos do Século XVII que indicam que um Grupo de Músicos de Aboim da Nóbrega abrilhantava as festividades de St. António de Mixões da Serra.

O mais provável, pois, é que a Banda de Música de Aboim da Nóbrega possua mais de três séculos de existência.

Apesar de algumas dificuldades por qual tem passado, principalmente ao nível do instrumental e deserção de músicos por motivos diversos, encontra-se actualmente num processo de rejuvenescimento dinamizado e potenciado pela sua escola de música.Manuel João da Rocha

A Banda tem sobrevivido com a carolice de muitos, mas arriscamos destacar aqui o papel de liderança de Manuel João da Rocha (na foto), durante quase toda a segunda metade do século passado, e actualmente de Carlos António de Sousa Alves. 

Contacto da Banda:

Banda Musical de Aboim da Nóbrega
Lugar das Roçadas
4730-010 Aboim da Nóbrega VV
Telefone: 253341169
Blogue: http://bandademusicadeaboimdanobrega.blogspot.com

 

Na foto que apresentamos imediatamente abaixo, encontram-se muitos daqueles que ajudaram a banda a aguentar-se na última meia metade do século passado.

Banda de Música de Aboim da Nóbrega

E nos excertos de vídeos mais abaixo disponibilizamos a actuação da banda na Páscoa de 1998, uma mistura de interpretações no contexto de actuação na Romaria de Stº António de Mixões da Serra e a primeira música do CD.

 

 

 



 

Destaques

O sítio web dos genuínos Lenços dos Namorados de Aboim da Nóbrega, com 20 anos de existência, o mais antigo de artesanato de toda a web lusófona assim como o mais antigo de todos do concelho de Vila Verde, mudou de alojamento e endereço web. Motivo: o Portal Sapo, onde estava alojado, cancelou a oferta de alojamento gratuito de sítios web sem fins lucrativos. Solução: alojamento novo. O sítio web dos Lenços de Namorados de Aboim da Nóbrega passou, assim, a estar alojado no mesmo servidor deste Portal.