Menu Content/Inhalt
Home arrow Home

Membros






Perdeu a palavra-passe?
Ainda sem conta? Crie uma agora!

Online

Temos 19 visitantes on-line
Encerramento de Escolas no Norte do Concelho de Vila Verde...
15-Mar-2007

Recentemente fomos surpreendidos com a notícia do Diário do Minho de que no próximo ano lectivo poderão ser encerrados o Jardim de Infância e a Escola Básica da nossa vizinha e "irmã" freguesia de Covas. Os alunos do pré-primário seriam transferidos para Atães e os alunos da primária iriam para a Portela do Vade. Com os dados lançados, algumas pessoas pensaram imediatamente que o número de alunos não chega para constituir uma turma de cada um desses níveis de ensino. Segundo informações que possuímos, os alunos do pré-primário são em número suficiente para uma turma e os da primária aproximar-se-ão de duas turmas. Uma das próximas prováveis "vítimas" poderá ser Aboim da Nóbrega. Face a este cenário, o que pensar? Que as entidades responsáveis por estes assuntos estão única e simplesmente a fazer planeamento financeiro em vez de ordenamento do território. É que no ordenamento as pessoas e as povoações contam, e no planeamento não. Esta é uma das ideias chave que se pode retirar de uma entrevista concedida recentemente por Jorge Gaspar, Coordenador do Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território, ao Jornal de Notícias. Era bom que o Governo e os autarcas conseguissem ver longe!

 
Norte do Concelho Aumenta Presença na World Wide Web
06-Mar-2007

Nos últimos tempos temos verificado um aumento significativo de presenças de pessoas e instituições do Norte do Concelho na web e ainda de acessos à Internet a partir de casa. De facto é bem evidente, por exemplo, o aumento exponencial de aderentes à Internet em Aboim da Nóbrega. E é também interessante verificar como algumas instituições e pessoas do Norte do Concelho têm aderido com presenças na web, quer através de sítios de interacção social como o HI5, quer através de sítios web institucionais como é o caso da Junta de Freguesia de Covas (foto da sede abaixo), e quer ainda através de blogs pessoais. Neste último caso destacamos o blog Atães On-Line da autoria de Fernando Oliveira e o blog Bruto-Meigo da autoria de Félix Vieira. Na secção Directório deste portal encontra uma listagem de sítios web de Aboim da Nóbrega, aqueles que são do nosso conhecimento.

Edifício da Junta de Freguesia de Covas

 
Actuação do Rancho Típico das Lavradeiras de Aboim da Nóbrega no Principado de Andorra
28-Fev-2007

Como tivemos oportunidade de informar anteriormente, o Rancho Típico das Lavradeiras de Aboim da Nóbrega actuou no dia 24 de Setembro de 2006 em Festival de Folclore realizado no bonito Principado de Andorra.

O Festival, organizado pelo Grupo Folclórico do Alto Minho dos Residentes em Andorra, contou igualmente com a presença de outros grupos portugueses, nomeadamente os Ranchos de Merufe (Monção), Ponte da Barca e Ponte de Lima.

Abaixo pode visualizar excerto de vídeo da actuação do Rancho Típico das Lavradeiras de Aboim da Nóbrega clicando no botão "play". 

 
<< Início < Anterior | 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 | Seguinte > Final >>

Destaques

A Romaria de São Bartolomeu foi sempre uma festa com muita afinidade para os Aboinobrenses. Poderão ser enumeradas algumas razões, nomeadamente a curta distância e a romaria ter uma cultura muito próxima daquela que o povo de Aboim exalta, mas a principal é, para nós, os laços afectivos derivados do facto das Terras da Nóbrega, quase todo o actual concelho de Ponte da Barca, terem dependido de Aboim da Nóbrega, que foi sua sede mãe. Consequentemente, é comum os Aboinobrenses participarem no São Bartolomeu em elevado número. Abaixo embebemos vídeo de Diogo Santos, com a Rusga de Aboim que participou no Encontro de Rusgas do São Bartolomeu na noite do passado dia 23 de Agosto.

 

CHAT

Latest Message: 4 hours, 13 minutes ago
  • [GUEST]guest_2502 : Boas noites people
  • [GUEST]guest_5103 : O Dom João pelo menos nasceu e cresceu em Aboim da Nóbrega, elevando o nome de Aboim bem alto
  • [GUEST]guest_5103 : E o que fez ou deixou Sá de Miranda a Vila Verde ou a alguma das suas freguesias?
  • [GUEST]guest_8395 : que fez Dom João de Aboim por Aboim ???? ou por Vila Verde??? deixou alguma obra feita em seu nome????
  • [GUEST]guest_8395 : quêm é Dom João de Aboim????? eu não o conheço
  • [GUEST]guest_5790 : Bom dia
  • [GUEST]guest_9111 : E Dom João de Aboim tb merece
  • [GUEST]guest_818 : Sim senhor...
  • [GUEST]guest_9103 : Parabés à Banda de Aboim!
  • [GUEST]Al : ai .ai.ai.a escola  està  ai a porta bom dia para a aboim
Sound: